Hola a todos/as:
Puedo decir con alegría que fue realizado el Encuentro de las Comunidades de la Diócesis de Ruy Barbosa. Sin duda fue un momento importante y que espero que pueda fortalecer la vida de las comunidades. El trabajo realizado fue mucho, pero los resultados merecieron el esfuerzo. Las reflexiones colocadas fueron importantes y en la carta a las comunidades aparecen muchas cosas importantes de cara al futuro. Coloco los compromisos asumidos (están en portugués, pero creo que la mayoría es fácilmente comprensible).

A partir daqui assumimos alguns compromissos como comunidades:
· Para ser comunidade: ser perseverante na Palavra de Deus, no convite, na busca pela união, no compromisso, na justiça,solidariedade e no amor, pois somos responsáveis pela transformação da sociedade, para que aconteça o reino de Deus através da busca de novos instrumentos de lutas, para concretizar a Palavra no hoje da vida. Celebrar as conquistas e avaliar a vivência comunitária, através do diálogo e do entendimento.
· No nível da cidadania: mobilizar o povo para anunciar e denunciar; participar efetivamente nos conselhos; exercer o direito de pedido de informação aos órgãos públicos; fiscalizar as contas públicas; reativar os foros de cidadania; usar mais os meios de comunicação; participar nos conselhos de políticas públicas; atuar nos sindicatos e associações; usar a tribuna livre na câmara; procurar o ministério público na defesa dos direitos.
· Nas relações de gênero: fazer valer os nossos direitos na busca da igualdade; lutar para vencer a cultura da dependência, deixando de lado o jeito piramidal nas comunidades; dialogar sem medo com o diferente para poder resolver os conflitos; ir, a exemplo de Jesus, ao encontro do povo onde estiver; superar preconceitos e discriminações; mudar as leis que não trazem vida, nem transformações.
· A respeito dos grandes projetos: resgatar o jeito de ser igreja partindo da realidade do povo e construir um mundo sem males, se organizando e participando das lutas concretas.

Com a juventude: valorizar o trabalho e o potencial dos jovens na comunidade; fazer-se presente nos grupos e movimentos sociais como Igreja; criar novas metodologias de trabalho com eles; ajudá-los a superar os problemas, sobretudo os relacionados com drogas e migração.


Un abrazo.


Comentarios

Entradas populares de este blog

Cuando una lata de mejillones a uno le parece un manjar

Gente que nos hace soñar con un mundo mejor

De la Ceca a la Meca